Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

PRIMEIROS SOCORROS

Por Karynne Prado, Enfermeira, Pós-graduanda em Psico-oncologia.

Muitas vezes nos deparamos com situações de emergência e não sabemos como agir. Na ansiedade de ajudar, podemos prejudicar o andamento da situação com a nossa falta de conhecimento, por isso esta semana falaremos sobre primeiros socorros! Em primeiro lugar é importante manter a calma, entrar em contato com os atendimentos de emergência disponíveis no local e ai sim, prestar uma assistência inicial ao paciente.

O que são primeiros socorros?
Procedimentos simples com o objetivo de manter vidas em situações de emergência. Podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha conhecimento até que receba assistência especializada. Falaremos nesta série sobre as diversas situações que podem ocorrer e o que deve ou não ser feito para manter os sinais vitais do paciente até a chegada da ajuda profissional.

Desmaio
Perda temporária e repentina da consciência, causada pela diminuição de sangue no cérebro.
 Causas:
-Falta de alimentação
-Fadiga
-Forte emoção
-Perda de sangue
-Permanência em ambientes abafados por muito tempo.

O que fazer?
-Colocar a vítima de barriga para cima, com os pés ligeiramente elevados (favorece o aumento da circulação cerebral);
-Conversar com vítima , orientando a respirar fundo;
-Permanecer ao lado da vítima;
-Colocar vítima em posição lateral.

O que não fazer?
-Acordar a vítima com água, sacudir, colocá-la de pé, dar tapas ou oferecer substâncias para cheirar.
-Deixar a vítima que acabou de se recuperar andar de súbito.

Convulsões
Perda da consciência acompanhada de contrações musculares violentas.

Causas:
-Febre alta;
-Intoxicações;
-Abstinência alcoólica;
-Epilepsia;
-Lesões cerebrais;
-Hipoglicemia.

Como agir diante de uma crise convulsiva
- Afastar objetos do chão que possam causar lesões ou fraturas;
- Afastar os curiosos, dar espaço para a vítima;
- Proteger a cabeça da vítima com a mão, roupa, travesseiro, etc;
- Colocar a cabeça da pessoa virada para o lado, para que a saliva escorra , evitando que ele aspire;
- Não imobilizar membros (braços e pernas), deixá-los livres;
-Afrouxar roupas;
- Observar se a respiração está adequada, se não há obstrução das vias aéreas;
- Não tracionar a língua ou colocar objetos na boca para segurar a língua (tipo colher, caneta, madeira, dedos, etc.)
- Ao colocar a cabeça virada para o lado, a língua colocou-se nesta posição também, liberando a passagem do ar.
- Limpar as secreções salivares, com um pano ou papel, para facilitar a respiração;

- Após passar a convulsão, se a vítima quiser dormir, deixe-a descansar, enquanto aguarda o socorro.

É de extrema importância entrar em contato com o atendimento especializado assim que for percebida uma situação de risco à vida. Ligue 192 para o Samu e 193 para o Corpo de Bombeiros.

Continua!!!!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A psiconcologia e suas  formas de atuar 
Márcia Virgili - Psicóloga GAPC BH


Existem varias formas de se atuar em um tratamento de câncer , seja medicamentoso, espiritual ou emocional , o que sabemos é que uma pessoa que possui uma maior espiritualidade e uma boa estrutura emocional   enfrentará e se adaptara  mais rapidamente ao tratamento a nível orgânico , hospitalar.

Pode se oferecer vários tipos de intervenções e em locais variados , não sendo algo entre quatro paredes como se visualiza um atendimento psicológico tradicional , as abordagens dos profissionais podem ser feitas nos corredores , nas salas de espera , durante se toma o medicamento ,  enfim é um atendimento que pode ter características  diferenciadas ao que  se acredita ser a psicologia (que era uma psicologia clássica onde deveria ter um setting entre quatro paredes ) .

Em alguns casos se faz primeiro a oferta do trabalho , da escuta e a partir disto o paciente traz sua demanda  ; é a partir do desejo desta pessoa  que se pode fazer um trabalho psicológico . Algo que é um impasse no caso de atendimentos de pacientes com câncer é a relação deles com o desejo pois alguns deles já se vem como um ser que não pode desejar , um ser que será manipulado e sabido pelos outros , aquele ser que obedece .

A  psicologia também entra para  quebrar o estado paciente deste ser humano para que ele se torne um sujeito (dentro do sentido daquele  ser que deseja ) presente em todo seu processo do tratar , querendo dizer que ele ira participar e questionar o que será feito e a que ele  será submetido durante este processo .

As intervenções podem ser realizadas individualmente ou grupalmente , variando de acordo com a demanda e objetivo do trabalho. O tipo de abordagem varia de acordo com cada profissional  .O  Importante a  salientar  é que a particularidade deve ser a referencia do trabalho , sendo isto a escuta já se torna diferenciada .

As estratégias como o psiconcologista  pode atuar tem como objetivo  o enfrentamento deste momento e de questões em que se envolvem em volta da doença  , a doença não vem sozinha , ela é acompanhada de varias intervenções , seja social , econômica , familiar .A doença este situada dentro de um contexto atual como também um contexto do passado ; ela encontra valores e crenças de anos de existência da pessoa.


Lidar com uma nova realidade é angustiante , trocar o que já é conhecido por algo diferente é dar de frente com o não saber  e uma das maneiras que se pode diminuir esta situação é ter o Maximo de informação possível , ter uma comunicação efetiva . Diminuir a angustia leva a um enfrentamento do que esta se passando e o que esta para vir.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Novidades em 2013:


Alem dos atendimentos prestados na área de psicologia , enfermagem e nutrição temos  agora o

atendimento de fonoaudiologia  que faz tanto o trabalho de cuidados na casa do paciente (Home care ) quanto consultas no GAPC BH .

Neste ano estamos promovendo oficinas nas quais o professor é um usuário com isso   incentivamos e estimulamos os usuários a irem além, passando seus conhecimentos e experiências adiante – valorizando o saber individual. Como exemplo temos a oficina de digitação, bijuteria e pintura em tecido  que são oferecidas pelos usuários, alem de oficinas esporádicas que foram e são  realizadas por eles mesmos, como por exemplo, a oficina de manicure .


Em 2013 começamos também o projeto “corrente do bem “ que incentiva os usuários a ajudarem outras pessoas que passam pelas dificuldades de um tratamento de câncer. São realizadas
oficinas e os trabalhos são doados a pacientes em diversos hospitais, é o caso dos chapéus e protetores de traqueostomia que são entregues gratuitamente, de forma solidaria. Seguindo esta linha são feitas também próteses mamárias, de painço, para pacientes mastectomizadas.

Este trabalho tem o objetivo de voltar o olhar do usuário para além de si, acreditando que o sujeito pode ir além de suas limitações, ajudando e aprendendo com casos semelhantes ao seu. Desta forma o GAPC cria um ambiente de compartilhamento e estímulo, que promove o bem-estar bio-psico-social do indivíduo. O GAPC apóia e assiste seus usuários visando  aumentar as potencialidades de cada um de acordo com a sua  realidade.

"Minha experiência no GAPC  me trouxe aprendizado , admiração  por todos , fortalecimento, crescimento como pessoa, vontade de fazer  mais e mais cada vez melhor. Percebo como os pacientes são prioridade para o GAPC a dedicação por todos eles   e o carinho que eles recebem de toda equipe. Percebo o quanto os pacientes são gratos e como valorizam toda assistência  que recebem do GAPC. Que Deus ilumine o GAPC!" Maria de Fátima - massoterapeuta.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

ATIVIDADES DO GAPC EM 2013

Em 2013 o GAPC-BH   começou de uma maneira diferente  ; com novas idéias e nova energia !Continuamos com as  atividades semanais  tais como ; massoterapia , Reike , pintura em tecido , crochê , dança , oficina de maquiagem , dia da beleza ,oficina de bijuteria fisioterapia , atendimento jurídico e acupuntura , digitação e curso de alfabetização .

Destacamos  as atividades  realizadas neste período alem das oficinas :

  •  No mês de fevereiro foi realizado o pós carnaval onde os usuários puderam festejar um pouco esta data com marchinhas.

  • ·     No mês de março oferecemos palestra sobre primeiros socorros com a enfermeira do GAPC-BH , propiciando um maior conhecimento para enfrentar situações inusitadas
    .

  • ·    No mês de abril oferecemos um Bingo para divertir os usuários com prêmios deste caixa de chocolates a conjunto de panelas.

  • ·   No mês de maio foi realizado um evento para comemorar o dia das mães onde foi oferecido em parceria com o SESC Palladium uma peça de teatro para os usuários assistirem com direito a um lanche especial no retorno do teatro ao GAPC .

  • ·       No mês de Junho oferecemos uma festa junina na casa do GAPC  , onde  os usuários brincaram e dançaram a vontade com direito a apresentação de  dançarinos de forró.