Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014


VACINEM AS MENINAS!!!!!

 
Em reportagem sobre a vacinação contra o HPV, o site do programa Bem Estar (rede globo) apresentou um quadro ilustrativo sobre a doença com informações detalhadas:

 
 
 
Neste primeiro momento a imunização contra o HPV será realizada em todas as escolas públicas e privadas do país. Meninas entre 11 e 13 anos devem procurar o ponto de vacinação na escola estando de posse de documento de identidade. VACINEM!!
 
 
 

terça-feira, 11 de março de 2014


VACINEM AS MENINAS!!!!!

 
Começou nesta segunda-feira, 10 de março a vacinação gratuita contra HPV. A vacina será oferecida em postos de saúde, escolas públicas e privadas de todo o país a meninas com idade entre 11 e 13 anos. Entenda um pouco mais sobre a doença:

O QUE É HPV

http://www.brasil.gov.br
É a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV’s são vírus que infectam a pele e mucosas, são mais de 100 tipos diferentes de vírus sendo cerca de 40 tipos ligados a área genital.

 

HPV x CÂNCER

A infecção por HPV é bastante comum e na maioria das vezes regride espontaneamente, sem que o paciente sequer perceba que desenvolveu a doença. Algumas lesões causadas pela doença podem ser mais persistentes e não sendo eliminadas pelo organismo, nem tratadas adequadamente, podem evoluir para um quadro de câncer. As principais áreas atingidas são: colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Alguns tipos determinados de vírus HPV estão diretamente ligados ao desenvolvimento do câncer, são eles: 16 e 18, que aparecem em 70% dos casos de câncer no colo do útero.

O câncer no colo do útero é um tumor que se desenvolve no fundo da vagina (colo do útero) a partir de lesões que em seu estágio inicial não apresentam sintomas e ao longo de seu desenvolvimento são relatados sangramento vaginal, corrimento e dor.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. (Bem Estar, 2014)

 

PREVENÇÃO

Além do uso de preservativo, tanto masculino (camisinha) quanto feminino e visitas regulares ao ginecologista para realização do exame de detecção da infecção (papanicolau), existe uma vacina desenvolvida com o objetivo de imunizar as mulheres contra a doença.

A campanha feita pelo governo por meio do sistema único de saúde (SUS) prioriza o atendimento a meninas com idades entre 11 e 13 anos, pois a vacina tem sua eficácia comprovada em mulheres que ainda não iniciaram sua vida sexual. A imunização ocorrerá em três doses, sendo a primeira agora, a partir do dia 10.03.14, a segunda após 6 meses da primeira aplicação e a terceira após 5 anos.