Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

COMO RECEBER UM DIAGNÓSTICO DE UMA DOENÇA CHAMADA CÂNCER?


Não sei! Todo ser humano possui expectativas, fantasias conscientes e inconscientes. O paciente com câncer não é diferente, e são muitas as fantasias que são criadas, algumas coerentes com a realidade outras não. “Quando uma pessoa descobre que está com câncer, mesmo que o prognóstico seja positivo, surge uma expectativa relacionada à morte”(GANDIN ;PAULILO, 2010). Entretanto, pode-se interpretar a “morte” de diversas formas. Morte de uma realidade que a pessoa tinha e que pode mudar, morte de certezas que a pessoa tinha e pode mudar, morte de sonhos que eram feitos e que terão que ser colocados mais para frente, etc.

Diante do diagnóstico de uma doença, no caso o Câncer, é importante que o paciente esteja com profissionais que confie, pois a confiança e o vínculo feito com a equipe que cuidará do paciente facilita o tratamento, seja uma operação, seja uma quimioterapia, uma radioterapia, etc.

Comparo nossa mente com nosso aparelho digestivo. Quando comemos exageradamente o aparelho digestivo terá mais trabalho para fazer a digestão, não sabemos o que pode acontecer, se a digestão vai ser possível, se a quantidade vai ser demais para o organismo, se o organismo utilizará outros mecanismos para absorver ou expulsar aquela quantidade de alimentos. Nossa mente também possui mecanismos para lidar com nossos conteúdos emocionais. Como cada pessoa funciona mentalmente de um jeito, não há como dizer como cada um vai lidar com a notícia do diagnostico de uma doença. Entretanto, facilitar essa “digestão” é algo interessante. O atendimento por um profissional da psicologia pode ser visto como uma técnica que pode facilitar o mecanismo de “digestão” da noticia e das consequências que esse impacto traz para a vida do paciente. O que ele pensa, quais são os medos, quais as expectativas, quais as fantasias criadas, etc.

Enfim, cada experiência é única e individual, porém estar com pessoas queridas próximas, seja amigos, seja família, seja parceiros amorosos, seja profissionais confiáveis, ajudam a passar por qualquer situação.

Lidiane da Silva Braga
Psicóloga Clinica atuante no GAPC

Graduanda em Psico-Oncologia


Referencias: GANDIN,L.A.A;PAULILO,M.A.S._Cuidados Paliativos: a visão de pacientes além de possibilidades terapêuticas.[on-line]. Disponível em:  http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v6n2_luiza.htm

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Re- Começar
http://www.morguefile.com/archive

Todo início de ano falamos em planejar “coisas” para o novo ano, organizar a vida, mudar. É compreensível pensarmos que a vida é feita de etapas, de fases; quando uma etapa termina, outra começa, e tudo o que está começando é bom ser construído, pensado, planejado.

Quando o ano termina pensa-se que uma etapa terminou, fechou um ciclo. Será? Depende da experiência e vivência de cada um. Para uns o início do ano é apenas uma continuação de uma fase, para outros é o recomeço de uma etapa ou o começo.

Por que pensar em mudança, em planos, somente quando uma etapa termina? A vida é passível de mudança enquanto existe vida, seja no meio de uma etapa, no início ou no fim. O que é preciso para mudar? Vontade. Desejo.  Estar atento aos seus desejos é importante para conseguir realizar seus sonhos e planos. Enquanto estamos vivos podemos desejar coisas, situações, pessoas, independente do que está acontecendo. Entretanto para desejar é preciso EXISTIR.

Que todos possam existir mais em 2015!

Lidiane da Silva Braga
Psicóloga Clínica atuante no GAPC

Graduanda em Psico-Oncologia. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

2015 PROMETE!!! 

É com imensa satisfação que comunicamos uma importante mudança na história do GAPC BH: A partir de Fevereiro de 2015, nos tornaremos Instituto Mineiro de Prevenção e Assistência ao Câncer.

O GAPC iniciou suas atividades com ações sociais, visando o apoio a pessoas com câncer de BH, região metropolitana, e alguns casos do interior, que procuravam a capital para tratamento oncológico. Estas ações englobavam principalmente distribuição de medicamentos, cestas básicas, Vales- transporte, atendimento nutricional e psicológico (voluntários).

Em 2009 o grupo viveu sua primeira mudança; a demanda por atendimentos começou a crescer e foi necessário aumentar as ações em prol do bem estar dos usuários. A Instituição altera seu nome para Grupo de Assistência aos Portadores de Câncer, com uma rede de atendimento maior, passando a contar com Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo e Enfermeira contratados, tratamento com terapias alternativas como reiki, massoterapia e acupuntura, além de oferecer novas oficinas e cursos como o de alfabetização e digitação. Também neste período o GAPC inicia as visitas domiciliares com uma equipe multidisciplinar, atendendo os pacientes mais debilitados e orientando os familiares. Em 2013 o GAPC intensificou os cuidados domiciliares, criando o Home Care, e incluindo na equipe multidisciplinar a fonoaudióloga.

Agora, em 2014, iniciamos outro salto no crescimento do grupo. Com uma nova sede, ampla e dotada de várias salas para atendimento a diversas áreas da saúde, o GAPC BH passa a se chamar Instituto Mineiro de Prevenção e Assistência ao Câncer; IMPAC.Essa mudança partiu da necessidade de mais uma ampliação na rede de atendimento, com o foco voltado não só para a assistência, mas também para a prevenção do câncer, objetivando prestar um serviço ainda mais aprofundado à sociedade.

Desde o início das suas atividades o Grupo era filiado a uma rede nacional, GAPC Brasil, e a partir de 2015, como IMPAC, passará a ser uma matriz completamente mineira, atendendo e entendendo cada vez mais as necessidades da sociedade na prevenção e assistência ao câncer. A partir deste momento o IMPAC passará a oferecer ainda mais serviços, oficinas, palestras e assistência domiciliar.

Durante este tempo você esteve conosco, sua contribuição nos ajudou a avançar e chegar até este importante momento. Agradecemos sua colaboração na certeza de que a renovação desta parceria nos fará crescer ainda mais. Acompanhe as novidades em nossas redes sociais e faça-nos uma visita, será um prazer recebê-lo.


Francisco Jesus de Urzedo
Gerente coordenador

Avenida Do Contorno 2088,Floresta, ao lado do banco ITAU.