Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

http://www.morguefile.com/archive
Alimentação pós Carnaval

Elza Maria Freire Santana - Nutricionista
CRN9-2938

Normalmente após o carnaval, o corpo está cansado, com pouca energia, muitas vezes sentindo a diferença na rotina alimentar e desidratado (uma das principais consequências do consumo de álcool). Esta desidratação se agrava no carnaval, com a perda de líquidos pelo suor, devido ao esforço físico e exposição ao sol.
A essa junção de fatores podemos chamar de “ressaca”. Outras duas causas da ressaca são a hipoglicemia e a intoxicação por acetaldeído (gerado pela metabolização do álcool).
Depois de tantos dias de festa, hidratar-se e ingerir alimentos leves e de fácil digestão são a melhor opção. Não pule refeições e alimente-se a cada 3 horas. Segue outras dicas que são úteis, não só no pós carnaval, mas para o dia a dia:

§  Beba muita água!
Mesmo que você não tenha sede ou esteja indisposto. A água de coco e sucos naturais de frutas também são ótimas sugestões. Esqueça os refrigerantes, os sucos de caixa ou os de pacote!

§  Faça refeições leves.
Uma alimentação leve quer dizer saladas bem coloridas (dê preferência às saladas cruas), carnes magras e frutas variadas. Fuja dos alimentos gordurosos, congelados, industrializados, fast-foods e alimentos muito condimentados. Lembre-se que é necessário recuperar as energias, eliminar as toxinas e regenerar o fígado, principalmente se você ingeriu bebidas alcoólicas durante a folia.

§  Use pouco sal.
O sódio presente no sal e nos alimentos industrializados promove maior retenção líquida, o que acaba resultando em inchaço e mais indisposição! Nesse momento de desintoxicar, não abuse do sal.

§  Planeje sua alimentação.
Não espere encontrar muitas opções saudáveis na rua. Talvez você não as encontre e acabe optando pelos alimentos errados, por isso uma dica é: prepare seus lanches em casa e leve junto com você! Frutas in natura, frutas secas, oleaginosas e sanduíches com pão integral são ótimas escolhas.

E lembre-se, o ideal é se alimentar bem o ano inteiro!
Nossa conscientização muda com o conhecimento e, assim, aos poucos, mudamos nossos hábitos!!!
Faça escolhas saudáveis.

Pratique saúde!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015


O CARNAVAL VEM AI! 

Cuidados com a alimentação em viagens e festas de rua!

 Por Elza Maria Freire Santana - Nutricionista GAPC
CRN9-2938

http://www.morguefile.com/archive
Para os foliões que irão viajar, na hora de escolher o restaurante, devem-se evitar lugares onde é possível perceber que não há nenhum cuidado com a higiene. Também evite ingerir alimentos de origem duvidosa, principalmente lanches que contenham maionese em sua composição. Opte por locais que ofereçam uma alimentação leve e balanceada. No almoço e no jantar é sempre bom dar preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são ricos em fibras, importantes para a reposição de minerais que são eliminados.  E não se esqueça de lavar as mãos antes de todas as refeições!
Mas, se o seu destino é a praia, evite comer alimentos expostos ao sol ou a altas temperaturas. Para se refrescar nestes dias quentes, sorvete é sempre uma boa alternativa, principalmente os de frutas, pois são mais hidratantes e menos calóricos. Mate, limonadas, água de coco e chás são úteis na reposição de líquidos.
Agora, se você está pensando em acompanhar os blocos de carnaval ou já está com o seu abadá comprado, a dica é que antes ou durante o percurso você ingira pelo menos um lanche leve ou uma fruta. As barras de cereais também são uma boa opção, pois são práticas, gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras.
Chamamos a atenção para os lanches naturais, pois nem sempre são uma boa opção. Se for mantido fora de refrigeração, a maionese e os frios estragarão. Outro cuidado é com os petiscos preparados em barraquinhas sem acondicionamento térmico, visto que pode levar a uma intoxicação alimentar.
Não esqueça, as dicas que são dadas aqui não substituem a avaliação mais detalhada de um profissional. Se possível, procure um profissional Nutricionista que irá lhe avaliar e estabelecer um plano alimentar de acordo com suas necessidades.

Bom Carnaval!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O CARNAVAL VEM AI!! 

Cuide da sua alimentação!

Por Elza Maria Freire Santana - Nutricionista GAPC
http://www.morguefile.com/archive
CRN9-2938

Está chegando o carnaval e sabemos que é tempo de festa, alegria e samba no pé.
Nesta época observamos que é comum o exagero de bebidas alcoólicas, a má alimentação, a falta de líquidos, as noites mal dormidas, o excesso de exposição ao sol. Esses fatores podem trazer malefícios a sua saúde.
Para se manter saudável e aguentar todos os dias de folia, seguem algumas dicas:
Um cuidado especial deve ser dado à hidratação. NÃO SE ESQUECER DE BEBER MUITA ÁGUA!
Na agitação da festa, os foliões perdem muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrado. O conselho é tomar, sempre que possível, bastante líquido, em torno de 2 a 3 litros no mínimo. Uma dica legal para aquele momento de suor intenso é consumir águas minerais, que têm sódio, potássio e magnésio, água de coco ou um isotônico, pois irá repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor.
Para se manter hidratado, o consumo suco de frutas e chás também são boas opções, evitando os refrigerantes.
Para aqueles que gostam de tomar uma cervejinha ou outras bebidas alcoólicas, não esquecer de tomar um copo de água entre uma dose e outra. O álcool desidrata o organismo e por isso temos que lembrar de estar sempre consumindo água. Assim evitamos a famosa ressaca no dia seguinte.
E se for beber, não se esqueça de se alimentar. Nada de ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio. É bom lembrar que oito latinhas significam 980 calorias!!!
Caso o cuidado não tenha acontecido e por isso apresente sinais de desidratação, como: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas, desmaios, com a queda de temperatura e pressão, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz.