Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013


NOVEMBRO AZUL

Você conhece esta campanha?

Há um mês vivemos o Outubro Rosa, mês de incentivo a detecção e combate ao câncer de mama, e agora estamos finalizando o mês de Novembro Azul.

A campanha Novembro azul foi criada para lembrar aos homens e à sociedade em geral, da importância de se visitar o Urologista com regularidade com o objetivo de prevenir, detectar precocemente e combater o câncer de próstata que, segundo dados do Instituto Lado a Lado, pode matar até 12.000 homens em 2014. Levando informação por meio de palestras, ações nas ruas e iluminação de pontos turísticos em azul, a campanha movimentou o Brasil, com eventos em Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e vários outros Estados. Saiba mais sobre o câncer de próstata e ajude a divulgar:

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula masculina, localizada abaixo da bexiga, responsável pela produção de um terço do sêmen. O Câncer ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células desta região e se não for descoberto em sua fase inicial, pode se estender por outros órgãos, por isso a importância do diagnóstico precoce. Em sua fase inicial, quando não atingiu outra localidade este tipo de câncer pode ser curável.

Por sua demora em se manifestar, é necessário a visita ao especialista anualmente (a partir dos 45 anos) para fazer o exame preventivo que consiste em uma consulta onde é feito o toque retal, que é rápido e indolor e permite ao Urologista verificar qualquer alteração na glândula, além de um exame de sangue que também destaca alterações. É importante deixar o preconceito de lado e agir em favor da vida, pois este simples exame pode evitar a evolução da doença que em 2012, segundo dados do Inca, atingiu mais de 60.000 homens no Brasil.   

QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?

Idade – a partir de 45 anos;

Histórico familiar;

Má alimentação;

Consumo excessivo de álcool

Tabagismo;

Sobrepeso e obesidade;


NA PRÓXIMA POSTAGEM: SINTOMAS E TRATAMENTO - NÃO PERCAM!
Fonte:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário